Tutoria e Monitoria

TUTO­RIA

O Pro­grama de Tuto­ria, opera­cional­izado pela PRO­GRAD e pela coor­de­nação de Tuto­ria do INEST, enseja a par­tic­i­pação de alunos da pós-​graduação (mestrado do PPGEST) em ativi­dades que visem reduzir a evasão esco­lar na graduação.

Trata-​se de impor­tante pro­grama para o for­t­alec­i­mento do sis­tema de pesquisa, ensino e exten­são do Insti­tuto. O tutor é o primeiro inter­mediário entre o meio acadêmico e os alunos ingres­santes, sendo peça fun­da­men­tal para desen­volver e coor­denar ativi­dades que per­mi­tam aos jovens estu­dantes con­hecer mel­hor as opor­tu­nidades e recur­sos disponi­bi­liza­dos pela Universidade.

O pro­grama piloto foi implan­tado em 2016. Em breve serão divul­ga­dos os prin­ci­pais resul­ta­dos da iniciativa.

Para fazer parte do pro­grama de tuto­ria, o (a) can­didato (a) deve fazer uma avali­ação deter­mi­nada em edi­tal. As ativi­dades de tuto­ria são remu­ner­adas com uma bolsa que equiv­ale a 50% da bolsa de mestrado.

Con­tatos

Coor­de­nação de Tuto­ria: Prof. Eduardo Heleno

Tutores 2017

Anderson Amêndola da Silva

Diana Medeiros Viveiros de Castro

Tutor 2016

Lean­dro Pinotti

Endereço eletrônico:  tutoriainest@gmail.com

MON­I­TO­RIA

O pro­grama de Mon­i­to­ria tem como obje­tivo per­mi­tir ao estu­dante da grad­u­ação o primeiro con­tato com as ativi­dades de docên­cia. Além de ofer­e­cer a primeira exper­iên­cia de muitos na docên­cia, per­mite o diál­ogo entre dis­centes e docentes sobre fer­ra­men­tas de apren­diza­gem e avali­ação e demais das ativi­dades no âmbito do ensino.

Desde 2013, a grad­u­ação em Relações Inter­na­cionais conta com mon­i­tores. A par­tir de 2016, o número de inte­grantes foi ampli­ado. A exper­iên­cia adquirida por esses jovens docentes, que cos­tuma ser apre­sen­tada na Sem­ana Acadêmica, será tam­bém, a par­tir de 2017, reunida e sis­tem­ati­zada no fórum de mon­i­tores do INEST.

Atual­mente, o curso conta com mon­i­tores remu­ner­a­dos e vol­un­tários em várias dis­ci­plinas. Os mon­i­tores remu­ner­a­dos recebem bolsa definida pela PROAES em um período de dez meses, não podendo acu­mu­lar com outra bolsa ofer­e­cida pela UFF. Dev­ido à grande demanda de mon­i­tores, a coor­de­nação de grad­u­ação de mon­i­to­ria da UFF criou o pro­grama de mon­i­to­ria vol­un­tária, que pas­sou a ser implan­tado no curso de Relações Inter­na­cionais desde 2015.

A seleção de mon­i­tores, remu­ner­a­dos ou vol­un­tários, é feita a cada iní­cio de ano seguindo as instruções de serviço da PRO­GRAD e as ori­en­tações do depar­ta­mento de Relações Inter­na­cionais e da coor­de­nação de mon­i­to­ria do curso de Relações Inter­na­cionais. Em 2017, a seleção dev­erá ser feita entre fevereiro e março. Em caso de desistên­cia, a sub­sti­tu­ição pode ser feita até o dia 9 de setem­bro de 2017.

 

Contato:

Coordenador de Monitoria e Tutoria – Prof.Dr. Eduardo Heleno

Lista de monitores e ex-monitores do curso de Relações Internacionais

2017 Ingrid Erthal Introdução às RI e Teoria I
Gabriel Asaf História das RI I e II
Rayane Moreira Comércio e Economia Internacional
Thiago Azulai
Daiane Andrade Sociologia I e II
Fernando César B. Silva 
Luma Lessa  Teoria Política III e IV
Virginia Belinot
2016 Anderson Amêndola Direito das RI
Carla de Oliveira Espanhol Teoria das RI III
Lucio Flávio Borges Neto História das RI I
Pedro Henrique Miranda Gomes Política Internacional Pós Guerra Fria
2015 Heitor Erthal História das RI I
2014 Pedro Lange Netto Machado História das RI I
2013 Thaiane Caldas Mendonça Estudos Estratégicos I
2012 Adamo Bouças Escos­sia da Veiga Estudos Estratégicos II

Mon­i­tores voluntários

2017 Brenda Harris Broch Introdução às RI
2017 Cid Quaresma Júnior História das RI II
2017 Lais Dutra da Silveira Barbosa Correira Teoria Política III
2016 Mariana Aragão Estudos Estratégicos I
2015 Vinícius Armele dos Santos Direito das RI

 

Copyright ©2016 - UFF - STI - Todos os direitos reservados

Translate »