Graduação

O Curso de Relações Inter­na­cionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/UFF) foi cri­ado em 2008, no âmbito do Depar­ta­mento de Ciên­cia Política (GCP), do Insti­tuto de Ciências Humanas e Filosofia, ICHF. Em 2011, com a cri­ação do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos (INEST/UFF), o Curso foi trans­ferido para a nova unidade, estando vinculado ao Depar­ta­mento de Estu­dos Estratégi­cos e Relações Inter­na­cionais (DEI).

    A grad­u­ação em Relações Internacionais (GRI) fornece aos seus alunos ampla for­mação que lhes per­mite atuar em todos os cam­pos das Relações Internacionais. Tem como diferencial, entretanto, o fato de ser o primeiro curso de Relações Inter­na­cionais do País a dar ênfase à área de Estu­dos Estratégicos. Tal área permite que os estudantes se iniciem nas análises referentes ao sistema de Segurança Internacional e seus reflexos sobre a Defesa do Estado brasileiro. Cursos com tais preocupações vêm sendo oferecidos nos Estados Unidos e na Europa ocidental desde muito tempo atrás. Neste sentido, a graduação do INEST/UFF faz parte de um projeto original, inédito e, até o momento, único, destinado a servir como inspiração para a reprodução de unidades semelhantes no Brasil, tal como aconteceu nos países que aspiraram maior protagonismo global.

    Em dezem­bro de 2011, ao mesmo tempo em que se for­mava a sua primeira turma, o curso rece­beu a visita da comis­são de avali­ação do INEP/​MEC, for­mada por especialistas da área, tendo rece­bido nota máx­ima 5,0 (cinco). Em 2016, foi divulgado o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)realizado em 2015. O curso obteve nota máxima, se posicionando entre os quatro melhores cursos de Relações Internacionais do país e melhor avali­ado do estado do Rio de Janeiro.

Copyright 2018 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »