Corpo Docente do PPGEST

Adriano de Freixo
adrianofreixo@id.uff.br

Doutor em História Social (UFRJ), Mestre em História Política (UERJ) e Especialista em História das Relações Internacionais (UERJ). Autor e organizador de diversos livros e artigos sobre Relações Internacionais, Política Externa Brasileira e História do Brasil Contemporâneo. Dentre seus principais trabalhos destacam-se o livro “Minha Pátria é a Língua Portuguesa”: A Construção da Idéia da Lusofonia em Portugal (Rio de Janeiro, Editora Apicuri, 2009) e a organização das obras coletivas Tempo Negro, Temperatura Sufocante: Estado e Sociedade no Brasil do AI-5 (Rio de Janeiro, Editora da PUC-Rio/Contraponto Editora, 2008), O Brasil de João Goulart: Um Projeto de Nação (Rio de Janeiro, Editora da PUC-Rio/Contraponto Editora, 2006) – ambos com Oswaldo Munteal Filho e Jacqueline Ventapane Freitas – e A Ditadura em Debate: Estado e Sociedade nos Anos do Autoritarismo (Rio de Janeiro, Contraponto Editora, 2005), com Oswaldo Munteal Filho. Suas áreas de interesse são: Política Externa do Brasil Republicano, Relações Internacionais Contemporâneas, Regimes Autoritários no Brasil e na América Latina, Relações Brasil-Portugal-África Lusófona, Política Externa e Imprensa e Estudos sobre Nações e Nacionalismos.

Eurico de Lima Figueiredo
e_l_f@terra.com.br

Professor Titular de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos. Coordenador do Núcleo de Estratégicos (NEST / UFF). Coordenador Geral do Projeto Rede Brasil Defesa, apoiado pela CAPES e pelo Ministério da Defesa, tendo a UFF como instituição líder e como instituições associadas as três escolas militares de altos estudos (ECEME, EGN e ECEMAR). Editor-Chefe da Revista Brasileira de Estudos Estratégicos (REST) editada pelo PPGEST / NEST. Concentra atualmente seus interesses no campo teórico e conceitual relativo aos estudos estratégicos da defesa e da segurança.

Fernando Roberto de Freitas Almeida
freitasalmeida03@yahoo.com.br

Doutor em História Política, na área de Relações Internacionais, e mestre em História, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduado em Ciências Econômicas pela Uerj e em Histoire et Civilisation, pela Université de Nancy. Autor de diversos artigos, capítulos de livros, co-autor dos livros “Agricultura Brasileira” publicado pelo Centro de Estudos Agrícolas da Fundação Getulio Vargas e “Cigarro Brasileiro: Análise e Propostas para a Redução do Consumo”, publicado pelo Instituto Nacional do Câncer, e autor do livro “Do Grão ao Pão: O trigo nas relações entre o Brasil e a Argentina”. Foi responsável pela editoração da revista Agroanalysis, da Fundação Getulio Vargas e consultor da revista Manchete Rural, de Bloch Editores, e da revista Panorama Rural, da Associação Brasileira de Máquinas e Implementos Agrícolas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, na graduação de Relações Internacionais, ministrando a disciplina Comércio Exterior, consultor da revista Brasil Animal Business, da Sociedade Nacional da Agricultura e editor da Revista CADE. Áreas de interesse: Cooperação Sul-Sul, Segurança Alimentar, Ecossocioeconomia.

Gabriel Passetti
gabrielpassetti@id.uff.br

Graduado (2002), mestre (2005) e doutor (2010) em História Social pela USP. Nesta mesma instituição, realizou pesquisa em nível de pós-doutorado (2012-2013). É editor assistente da Revista Brasileira de Estudos Estratégicos e da Revista Eletrônica da ANPHLAC e participa do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq “Trânsitos nas Américas: viagens e viajantes (séculos XIX e XX)”. Autor do livro “Indígenas e criollos: política, guerra e traição nas lutas no sul da Argentina (1852-1885)” (editora Alameda, São Paulo, 2012) e de biografia de Bernardo O’Higgins (Memorial da América Latina, São Paulo, 2008). Suas pesquisas se concentram nas áreas de História das Relações Internacionais e História Militar, tendo como recorte temporal preferencial o século XIX e espacial o continente americano em perspectiva comparada. Atua principalmente nos seguintes temas: estratégias de expansão e legitimação das ocupações territoriais no século XIX; negociação e conflito na ocupação de territórios; expedições oficiais de mapeamento; análise de relatos de viajantes; resistências e participação política de nativos.

Jonuel Gonçalves
jogo34@gmail.com
Nascido em Angola. Nacionalidade brasileira. Possui graduação em Sciences Économiques et Sociales – Ecole des Hautes Études – section Scien. Economiques et Sociales ; mestrado em Sciences Sociales – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales com especialização na Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul, 1994) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Especializado na problemática do desenvolvimento, do ponto de vista socioeconômico e histórico. Foi professor visitante da Universidade do Estado da Bahia de junho de 2003 at&eacut e; junho de 2008 e Professor de pós graduação no Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes até 2011. Atualmente é professor do INEST/UFF. Leciona na graduação em Relações Internacionais do instituto e é professor permanente do PPGEST. É membro de grupos de pesquisa da UNEB (Salvador, BA), CEED e ATD (Angola).

 

Jorge Calvário dos Santos
jorgecals@terra.com.br

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Informática pela UFRJ. Coronel Aviador da Reserva da Aeronáutica. Pertence ao quadro permanente da Escola Superior de Guerra. Desenvolve seus estudos e pesquisa atualmente nas áreas de globalização, interferência cultural, neoliberalismo, ciência, tecnologia e poder político.

Luiz Pedone
lpedone@uol.com.br

Bachelor of Industrial Engineering pelo Georgia Institute of Technology/School of Industrial and Systems Engineering (1972), revalidado para Engenharia de Produção pela UFRJ (1976). Mestre em Administração Pública pela UnB (1978) e Doctor of Philosophy em Ciência Política pelaUniversity of Massachusetts Amherst (1989). Foi professor na UnB entre 1976-2003, quando se aposentou. É pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos da UFF desde novembro de 2006 e credenciado na área de concentração em estudos estratégicos no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP / UFF) e no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST / UFF). No momento concentra seus estudos e pesquisas no campo da energia como fator estratégico da defesa e segurança.

 

Renato Petrocchi
rpetrocchi@id.uff.br

Renato Petrocchi graduou-se em História-licenciatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1988). Realizou o mestrado em Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (finalizado em 1995) e concluiu o doutorado em História Social na Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF, 2005). Atualmente, é professor adjunto de Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF), atuando nas atividades de ensino e pesquisa, tanto na graduação de Relações Internacionais (DEI/UFF), quanto na Pós-Graduação de Estudos Estratégicos (PPGEST/UFF). Entre 1998 e 2012, foi professor de História Contemporânea do Departamento de História da PUC-Rio, ministrando disciplinas como: História Contemporânea III e IV, História Econômica Geral I e II, Seminários Especiais (Debate Historiográfico sobre o Século XX, História da América Latina), Sistema Internacional do Século XX, entre outras, além de pesquisador integrante de vários projetos. Em 2008, ingressou por concurso público na Escola de Guerra Naval (EGN-Marinha do Brasil), no cargo de professor adjunto de Relações Internacionais, atuando até 2012, como docente e pesquisador nos diferentes cursos e projetos desta instituição de ensino superior específica: desde os cursos de Política e Estratégia Marítimas, oferecidos para oficiais de carreira, com patente de Mar e Guerra, que concorrem ao almirantado, aos projetos promovidos pelos editais da CAPES e do Ministério da Defesa, como o Pró-Defesa, destinados a apoiar a integração entre as atividades acadêmicas de pesquisa nas universidades e o ensino superior militar. Em 2010, se tornou professor de Relações Internacionais, credenciado e colaborador, do PPGEST/UFF, com o projeto de pesquisa Norberto Bobbio e o Labirinto da Política Internacional, cujos resultados parciais foram publicados no livro A Defesa e a Segurança na América do Sul (2011). Na condição de colaborador do mesmo Programa de Pós-Graduação vem ministrando disciplinas como, “Defesa e Segurança: Brasil” e “Teoria e Análise de Relações Internacionais II”, ambas com o foco no modo como a política externa brasileira lidou, historicamente, com os temas de segurança e defesa. No presente ano de 2013, ingressou por concurso público no INEST/UFF, no cargo de professor adjunto de Relações Internacionais com o projeto, Os Nexos Conceituais da Política Externa Brasileira a partir de San Tiago Dantas, em continuidade com a pesquisa de 2010 e com o tema de sua dissertação de mestrado, orientada pelo saudoso professor Gerson Moura, aplicando a perspectiva teórica internacionalista de N. Bobbio, relativa aos vínculos entre conceitos políticos – internos e internacionais – a um acervo documental específico relativo às transformações contemporâneas da política exterior do Brasil.

Thiago Moreira de Souza Rodrigues
trodrigues@id.uff.br

Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com mestrado (2001) e doutorado (2008) em Ciências Sociais (Relações Internacionais) pela PUC-SP. É professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos. Foi professor substituto no Departamento de Política da PUC-SP nos anos de 2006 e 2007. No período de janeiro a julho de 2007 cumpriu estágio doutoral no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É, desde 1999, pesquisador do Núcleo de Sociabilidade Libertária (Nu-Sol) do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. É pesquisador do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais (GAPCon), da Universidade Cândido Mendes (UCAM), coordenando o grupo de trabalho “Governança global e transformações pós-conflitos”. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Segurança Internacional, Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: relações internacionais, política internacional, narcotráfico, América Latina, pensamento libertário e Michel Foucault.
Thomas Heye
t.heye@terra.com.br

Bacharel em História (1994) e Mestre em Relações Internacionais (1997) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutor em Ciência Política (2005) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro / IUPERJ. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciência Política, Pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST) e Coordenador do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos estratégicos e relações internacionais, segurança internacional, defesa nacional, gastos militares e democracia.

Vágner Camilo Alves
Coordenador do PPGEST
vgcamilo@bol.com.br

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ (2005). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona e pesquisa na área da Ciência Política, com ênfase nos Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política internacional, política externa e de defesa brasileira e guerra e paz. É sócio titular do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), ocupando a cadeira de nº 92.

Vitelio Marcos Brustolin
viteliobrustolin@gmail.com

Professor adjunto do Instituto de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É Mestre e Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ, com estágio doutoral em Harvard). Possui formação em Ciências Jurídicas (Direito) e Ciências Sociais pela Universidade Regional Integrada – URI, bem como, titulação em Comunicação Social – Jornalismo. Possui aperfeiçoamento em Filosofia pelo Centro Brasileiro de Filosofia – CBFC. Tem experiência como Consultor Jurídico, Repórter nos jornais A Voz da Serra e Imprensa Livre, Assessor na Câmara Municipal e na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Jornalista em veículos como o Diário da Manhã e o Caderno Cátedra, professor de Filosofia e Educação para o Pensar no Centro Educacional Dom Bosco e professor de Artes Dramáticas no Ciad/RJ. Foi docente na Pós-graduação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército do Brasil (ECEME) e Analista de Gestão no Governo do Estado do Rio de Janeiro. É autor da obra “A Cultura Através do Livro”, ganhadora da Moção de Honra da Academia Riograndense de Letras e dos livros “O Anjo Rebelde” e “O Pequeno Viajante”, pela Editora Rovelle. Sua tese de doutorado trata de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento científico e tecnológico na área da Defesa do Brasil, especialmente com o uso de tecnologias duais. Atua, também, como consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Waldimir Pirró e Longo
wlongo@hotmail.com

É professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense. Oficial do Exército Brasileiro (Coronel) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1955). Graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1959). Mestre e Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais e Metalurgia Universidade da Flórida (1970), Estados Unidos. Livre Docência pela UFF (1976). É portador de inúmeras honrarias, dentre as quais a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Seus temas de interesse são educação, ciência e tecnologia aplicada à defesa, política e gestão em CT & I.

Copyright ©2016 - UFF - STI - Todos os direitos reservados

Translate »