Alunos do INEST participam de simulação das Nações Unidas na Aman

Postado por eduheleno em 18/nov/2017 - Sem Comentários

Doze alunos do curso de Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense participaram de uma simulação das Nações Unidas na Academia Militar das Agulhas Negras. Durante os dias 2 e 14 de novembro, os discentes do curso, junto com alunos de outras universidades, atuaram representando diplomatas na simulação de sessões o Conselho de Segurança e da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A simulação teve como resultado final uma resolução que determinava o emprego de tropas das Nações Unidas em uma operação de paz e acabou sendo utilizada como base para o exercício operacional anual que reúne toda a Aman, conhecido como manobrão.

Para verificar a importância de temas ligados ao Direito Internacional  e sua aplicação no terreno, foram constituídos comitês de Direitos Humanos, refugiados e repatriados. Os universitários acompanharam algumas ações dos cadetes, simulando atuação como observadores das Nações Unidas.

Seis alunos se destacaram ao longo das atividades e receberam do comitê organizador um certificado de menção honrosa.

A atuação dos discentes do curso de RI do INEST/UFF e dos cadetes da AMAN simboliza o diálogo entre instituições civis e militares preconizado na Estratégia Nacional de Defesa e reforça o aprofundamento de estudo e pesquisa em temas conjuntos, como operações de paz, além de estimular a formação de pessoal civil e militar na área dos Estudos Estratégicos,  da Defesa e das Relações Internacionais.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copyright ©2016 - UFF - STI - Todos os direitos reservados

Translate »