INEST comemora 5 anos no Teatro Municipal

Postado por eduheleno em 23/set/2017 - Sem Comentários

O Instituto de Estudos Estratégicos comemorou no dia 20 de setembro os seus cinco anos de criação com solenidade realizada no Teatro Municipal de Niterói. A cerimônia contou com a presença maciça de discentes, docentes e servidores e foi presidida pelo vice-reitor Antônio Cláudio de Nóbrega. A mesa solene teve a participação do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (2009-2010), do almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues, ministro da Marinha (1995-1999), dos ex-reitores Roberto Salles (2006-2014), Cícero Mauro Fialho (1998-2006), José Raymundo Martins Romêo (1982-1985 e 1994-1998), da professora Aydil Preis, presidente da Associação de Servidores Inativos da UFF e da professora Andrea Latge, coordenação de intercambio da Superintendência de Relações Internacionais da UFF.

Os integrantes da mesa enfatizaram o trabalho realizado por anos por René Dreifuss e Eurico de Lima Figueiredo em torno do Núcleo de Estudos Estratégicos, a retomada de atividades em 2003, quando Figueiredo deu nova direção ao NEST, ao qual resultaria na criação do curso de Relações Internacionais, no mestrado em Estudos Estratégicos e por fim no Instituto de Estudos de Estratégicos. Eles ressaltaram também as conquistas recentes, parabenizando a comunidade que hoje faz parte do INEST.

Em seu discurso, o professor Emérito e Titular Eurico de Lima Figueiredo destacou a importância, o ineditismo e a originalidade do Instituto para o pensamento estratégico nacional e traçou um panorama das várias conquistas obtidas ao longo dos cinco anos. Ele lembrou que a graduação obteve nota máxima no ENADE e que a pós-graduação teve sua nota aumentada na última avaliação da CAPES, pontuou as produções acadêmicas e o aprofundamento das relações institucionais em várias esferas.

Ao final da cerimônia, discentes da graduação e do mestrado, participantes dos programas de Tutoria, Monitoria e Desenvolvimento Acadêmico entregaram às autoridades da mesa uma memória da sessão solene.

A direção do INEST registra agradecimento à  Marilda Ormy, diretora do Teatro Municipal,  e à equipe de produção, pela cessão do espaço e apoio logístico.
A produção do evento contou também com a equipe formada pelos funcionários Thiago Cunha, Vitor Menezes, Igor Medina e Daniela Mendonça; por alunos do programa de desenvolvimento acadêmico, do programa de monitoria e por tutores; e por docentes do INEST.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copyright ©2016 - UFF - STI - Todos os direitos reservados

Translate »